Arte-educador, Desenhista e Pintor, Graduado em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Pós-Graduado, Especialização Em Docência do Ensino Superior, pela Fundação Visconde Cairu e Mestre em Educação- UFBA. Membro honorário da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas, e da ABA (Associação Brasileira de aquarela e da Arte sobre o papel). Foi Professor Substituto da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia- UFBA - e Professor do Centro Universitário Leonardo Da Vinci; Professor colaborador do espaço UFBA -Tapiramutá; O Artista ministra aulas em atelier próprio, localizado na Av. Octávio Mangabeira, 5737 - Boca do Rio - Salvador/BA (Enfrente ao antigo Aeroclube) e no Atelier Artes Cedraz (Lauro de Freitas/BA), estudos sobre as técnicas de representações da figura humana (desenho artístico, pintura sobre tela) e pintura em aquarela. Participa do grupo FEP (Formação em Exercício de Professores)- FACED/UFBA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Artes, atuando principalmente, como Professor- Pesquisador, nos seguintes temas: Formação de Professores, Currículo e Desenvolvimento Profissional em Artes.

 

Catalogado pela Art Gallery in Brazil, já participou de diversas exposições, inclusive como curador de respeitados eventos artísticos na cidade de Salvador e Lauro de Freitas. Tem em suas pinturas a revelação da própria vida enquanto pesquisador, sendo possível identificar influências de estilos diversos, em uma harmonia singular, que flui entre o real e o fictício, o abstrato e o concreto. As figuras de mãos que costuma retratar falam pelo corpo todo, apresentando estados de espírito, possibilitando ao observador um olhar diferente daquilo que para muitos parece ser sempre igual. Suas pinturas apresentam a essência destilada da percepção e da experiência, com a aderência à vida que, segundo ele, é tanto espontaneidade quanto sistematização (técnica).

 

Nas suas produções em aquarelas, Flávio Ribeiro não se prende a temáticas especificas, mas ás formas de representações – encaradas como constituintes de seus blocos de esboços. Para ele, suas produções em aquarela são momentos de objetivações de uma árdua perseguição de “pretensiosas ingenuidades”. Com mais de 1000 obras já produzida, o Artista conta com o reconhecimento e valorização, em Salvador e Lauro de Freitas, de galerias, casas de decoração e decoradores.

Flávio Ribeiro

''Todo ribeiro é o inicio de um rio que sonha chegar até o mar.''

Av. Octávio Mangabeira, 5737 - 1 andar - Boca do Rio, Salvador - BA, 41706-690

  • instagram-logo-2
  • Facebook Clean Grey
  • Blogger Social Icon
  • Pinterest Social Icon